Exposição coletiva com o Grupo Cupins da Gravura

Cupins da GravuraA exposição “Cupins da Gravura” traz as ultimas produções artísticas do Grupo, que se formou em 2008 a partir de um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, coordenado pelos professores José Flores e Marcelo Calheiros. Desde então, o grupo, que passou por certas alterações em sua formação, tem tido intensa participação na cena artística riograndina e região. O Grupo é composto pelos artistas Marcelo Calheiros, Jarbas Macedo, José Flores, José Salvador, Tôni Rabello, Lauro Cirne, Flávia Leite, Alexandre Lettnin, Alisson Affonso e Adrian Nornberg.

Além de projetos individuais de cada integrante, a exposição conta com um trabalho realizado coletivamente pelo Grupo: uma Xilogravura realizada em 2013, nas dimensões de 1,80m de altura por 2,20m de comprimento, com a parceria dos artistas Yili Rojas e Isaumir Nascimento.

A “Catrina Garbancera” é uma ampliação de uma pequena estampa criada pelo mestre gravador mexicano José Guadalupe Posadas (conhecido por sua irônica crítica ao cotidiano da vida social mexicana, em gravuras recheadas de caveiras) e gravada pelo grupo como uma homenagem ao centenário de seu falecimento.

Visitação aberta ao público até dia 18 de outubro. Na galeria JM. Moraes, Rua Anchieta, 4480.

Anúncios